segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Superstição e Simpatia

Mais um ano que se vai. Tantas conquistas ao longo de 365 dias simplesmente expiram, dando lugar a outras totalmente diferentes e misteriosas em seu acaso.

O ano novo pode ter 1 milhão de significados. Pode ser a oportunidade de se começar aquele regime, que não era iniciado por falta de tempo, motivação ou pelos docinhos de chocolate guardados com tanto gosto em sua geladeira. Pode ser a chance de se conhecer a gata (ou gato) que irá agüentar suas nuances por pelo menos mais 366 dias, visto que 2008 é um ano bissexto. Ou o momento exato para tentar realizar aquele sonho de viajar/estudar/divertir-se, que foi incluído na lista de promessas para o ano que se inicia (que, não sei por que, nunca são plenamente realizadas).

Seja qual for o desejo, ano novo é momento perfeito para se começar uma vida nova. Mudar seus conceitos, realizar projetos que há muito estão entocados na gaveta, expandir suas idéias e trabalhar em prol de que no final desse novo ano, a listinha de resoluções possa estar mais riscada que caderno de desenho de criança da 1ª Série (hoje, 2º ano do Ensino Fundamental).

No entanto, para muitos (inclusive esse humilde rapaz que vos escreve), o ano novo só será ano novo se houver um ritual de passagem ao grande estilo das oferendas de Iemanjá. Fica claro, portanto, o meu sagaz interesse pelas simpatias, que à luz de minha própria crítica, não passam de mais uma ilusão do mundo moderno.

Inconstante. Talvez essa seja a palavra que me define, pois, ao mesmo tempo em que defendo minha imagem de supersticioso, condeno meu interesse pela idéia, que é infinitamente fascinante.

Vamos aos fatos. Primeiramente, tentarei estabelecer uma diferença entre a simpatia e a superstição, que, apesar de andarem tão concomitantes, são coisas totalmente diferentes.

A superstição é algo que já faz parte de nosso cotidiano, já é íntima das nossas mentes. Quando vemos um gato preto, por exemplo, independente de ser sexta-feira 13 ou 14, nos deparamos com um medo incomensurável, um agouro que nos atormenta. Naquele momento, todo cuidado é pouco!!
E quando quebramos um espelho?! Os 7 anos de azar logo aparecem no nosso inconsciente. Iremos fazer tudo errado, as pessoas vão nos odiar e não teremos sorte no amor...

- “Manhê, eu já quebrei um espelho?!”.

A simpatia, porém, existe no ano todo, mas parece Natal, só é lembrada em uma época. Justamente o Ano Novo.
Tem simpatia pra tudo nesse mundo. Simpatia pra trazer de volta seu amor em 3 dias, pra trazer seu cachorro em 5 horas, dá até pra fazer cubo de gelo derretido retornar ao estado sólido...
Uma lástima.

Me entristece o fato de poucas pessoas saberem o verdadeiro significado de tanta simpatia na virada de ano. Tenho certeza que ninguém sabe onde ficam guardadas as lentilhas, romãs e folhas de louro durante o ano inteirinho. Parecem até que as pobrezinhas têm contrato com a Rede Globo... Só aparecem no Show da Virada!!!

Não tenho o costume de ir à praia na noite do dia 31 de Dezembro (não sei se porque ainda tenho 16 anos ou se porque nunca tive vontade de ver tanta gente bêbada e eufórica reunida). Mas se o tivesse, com certeza pularia as 7 ondinhas para trazer sorte e felicidade no novo tempo que se inicia.
Ah! Mas vale beber um champanhe no conforto do meu lar, enfiar 7 goles, goela abaixo, e jogar o que sobrar para trás, com o intuito de alcançar sucesso e bonança daquele momento em diante.

Como diria o incrível Tim Maia, “vale tudo, vale o que quiser, só não vale dançar homem com homem, nem mulher com mulher”.

Introspectivo, não?!

E Viva 2008...

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Cara, simpatias são ilusões sim, ams para aqueles que dependem de uma falsa esperança para levar a vida é um santo remédio.

    [i][green][b]Indo...[/b]

    http://www.tempraquemquer.blogspot.com

    [gold][b]Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    Arrasou!
    Geralment eu ñ leio posts cumpridos, pq sou criança e tenho + o q fazer (zuera!!kkk), ñ sei o q me deu pra eu ler seu post inteiro, + enfim, lie gostei!!! ^^

    Um ano novo maravilhoso pra vc, + pega leve!

    ResponderExcluir
  3. ahn..

    legal o post, coisa..
    tipo..
    eu sou superticiosa tbm, mas..
    adoooooorO³³³ sexta-feira 13!!
    e eu fico procurando nas ruas gatos pretos, mas quase nunca os vejo..

    =/

    e simpatias..
    nisso eu naum acredito..
    tipo..
    fikar andando com um fugareiro pela casa..
    cruz credo!!!

    [off: titia fazia isso =P]

    bjO'z

    ResponderExcluir
  4. cara e minas sinpatias ñ exintem são tudo besteiras

    me add no meu orkut

    JORGE.ENNES@HOTMAIL.COM
    JORGE.GATOBOY@YAHOO.COM

    ResponderExcluir
  5. hahahaha! Simpatia pra cubo de gelo derretido voltar a ser gelo! XD gostei do post! não acredito em sipatias e supestição.

    ResponderExcluir