quinta-feira, 17 de julho de 2008

Geração Fanta-Uva

Resolvi fazer algo diferente dessa vez: tratar sobre o assunto dos próximos meses - a política. Não a política superficial, que quase sempre se torna negativa, mas encontrar uma maneira de se estabelecer uma política consciente, que deveria ser seu verdadeiro papel aqui no Brasil.

“Mas nós dançamos no silêncio
Choramos no carnaval
Não vemos graça nas gracinhas da TV
Morremos de rir no horário eleitoral...”

Engenheiros do Hawaii

Falar sobre política no país em que vivemos sempre foi um assunto meio complicado. Passamos por uma época de Império, onde os sonhos republicanos se faziam cada vez mais presentes no cotidiano da população. Depois disso, a República não se efetivou de fato, como todos sabemos. Veio a ditadura, a censura e a repreensão, trazendo consigo o amargo sabor da derrota democrática, que após um bom período, conseguiu se estabelecer pelo menos como forma de governo oficial.

Hoje, coexistimos em uma sociedade democrática, onde o voto é a ordem, a única voz, consciente ou não, do que a população espera para si. Porém, de uns tempos pra cá, o voto anda fazendo parte do que eu chamaria de “política capitalista”, onde candidatos a cargos públicos induzem o eleitor a votar neles em troca de uma cesta básica, de alguns trocados ou um salário mínimo. E já que a situação do eleitor não está lá essas coisas, é quase que admissível a tal compra de votos. Coisa, no mínimo, cruel.

Mas, analisando friamente o que candidatos e candidatas fazem para que sejam eleitos, vemos que está mais do que na hora de pôr a mão na consciência e evitar o mal pela raiz. Ou seja, impedir que candidatos desse porte induzam a população ao interesse deslavado pelo dinheiro e que, ao invés disso, façam com que a população ganhe um trocado de uma forma honesta e deixe de pagar tanto tributo.

Nós, jovens, merecemos um país melhor, livre de tanta corrupção, de tanta palhaçada e bandidagem. Queremos acreditar em pelo menos alguma coisa que vocês candidatos falam. É impossível ser fantoche em uma sociedade onde a cada minuto pessoas morrem de forma medíocre, às vezes por causa de 50 centavos, às vezes por causa de erros de pessoas que dizem fazer nossa segurança ou por causa da falta de oportunidade.

Queremos liberdade, igualdade e fraternidade. Sempre quisemos, mas ninguém nunca nos ouviu. Calaram nossa voz, elegeram governantes despreparados e nos impediram de gritar no mais alto de nossa voz: CHEGA!!

Neste 5 de Outubro, vote consciente e, acima de tudo, com a esperança de que tudo isso pode mudar.

Mas o que esperar de um país onde jovens são presos na bebedeira, se vestem de preto e vivem em micaretas?! Puro devaneio...

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Meu, filhote. . .
    Isso sim é que um reflexo bem entendido do sistema político brasileiro por alguém que entende e compreende muito bem do assunto: nós, o povo, a "plebe" que infelizmente sofre com as mazelas do país...

    Não adianta absolutamente nada você criticar o sistema se fizer parte dele, ou então julgar os políticos da CPI se você assiste tudo isso tranquilamente em seu telão de plasma ou se você condena aquele deputado de não-sei-da-onde se você fura a fila do bandejão do seu trabalho...

    A política por sí só é uma faca de dois gumes, dois lados de uma moeda frágil e fraca... Enquanto isso pairam no ar as velhas premissas, "se é possível ser honesto do Brasil", "se vale a pena ser honesto no Brasil?", e a principal: "o que é ser honesto no Brasil?". . .

    Coisas a se pensar...

    Congratulações mil pelo post, meu jovem! E aguardamos ansiosamente pelos próximas temáticas políticas!!! E, ah, fico lisonjeado pelo fanta-uva (eu amo!) xD

    Abração!
    Leandro Merlllin
    http://www.racemocarp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. o que esperar de pessoas pobres que querem mudança, reclamam de tudo, mas ainda assim aceitam a primeira cesta básica de alimentos do primeiro político ladrão que oferece.

    Voto virou mercadoria e nada me faz pensar que nessa eleição será diferente.

    ResponderExcluir
  3. Caramba,tenho ficado orgulhoso dos jovens pensantes e não alienados desse, país, juro que até algum tempo achava que isso não existia e que eu é que tinha algum problemas em reclamar e falar da situação do país atualmente e futuramente claro, seu post é simplesmente perfeito, você sintetizou, tudo ai, disse muito bem sobre o que esperar de jovens alienados, que se vendem barato, a maioria dos eleitores tem uam visão errada e completamente equivocada do que é votar hj, por aqui o povo troca o voto por dinheiro, por emprego, por cimento... um absurdo sem falar nos que dizem: Roubou mais Fez! enfim esperança de mentes melhores, de cidadãos que entendam o significado de votar, parabéns o blog é muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Vc traçou bem o perfil socio politico do Brasil de hj, de ontem, de sempre, do por vir. Mas eu acho que se ha uma degradacao da palavra politica e por causa de maus politicos, a politica em si e algo fascinante, que eu particularmente gosto muito.

    ResponderExcluir
  5. caraa q post muito beem feitoo
    ameei isso sobre politicaa


    http://imensidadx3.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii qnt tempo vc não passa no meu blog né; eles tem músicas beeeeem melhores mas eu axo akela engraçada sei lá. Eu tbm acho que os jovens deveriam ter mais conciencia afinal somo o futuro do país.

    beeijO

    ResponderExcluir
  7. Antes de qualquer mudança, as pessoas tém que conhecer sua história e ter algum conhecimento para direcionar a mudança, a vontade política pública em educação ainda é poeril, e precisa se amadurecer.
    http://gruposaberviver.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ola! Muito bom o blog!
    Parabens!
    E obrigada pela visita! =)

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. pois he meu queridoooooooo
    meu voto vai ser nulo
    nao acredito nesse circo..

    ResponderExcluir
  10. É que eu to dando uma jeitada no look do blog;

    beijO

    ResponderExcluir
  11. Siim gostei das dicas, mas como faço pra colocar os comentários em pop up? e aquele lance de "center" onde coloca é antes de por o código? Pq tbm tava tendo essa preocupação mas não sei como fazer, o negocio dos links eu ja tava vendo isso , mas primeiro vou fazer uma faxina e ver qm relmente ainda me tem nos favoritos qm não tiver eu vou excluir pq se não a lista vai ficar enorme ;x

    beeijO

    ResponderExcluir