terça-feira, 23 de setembro de 2008

Indústria Cultural (Trabalho de Sociologia)

Desde o século passado, a alienação já era discutida de forma racional. De que maneira somos consumidos pelo consumismo?! De que forma nos tornamos alienados diante de alguns meios de comunicação?! Foi pensando nisso que Theodor Adorno (1903-1969) acabou escrevendo a obra “Dialética do Esclarecimento”, onde o termo Indústria Cultural apareceu pela primeira vez, numa referência clara aos meios de comunicação em massa.

Mas qual seria o mal dessa tal Indústria? Adorno costumava dizer que “A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente”. Vejamos se é possível entender. O que o filósofo alemão queria dizer era que, se deixássemos a alienação tomar conta de nós, seríamos presa fácil do sistema, viveríamos baseados nos gostos alheios, anseios de terceiros, sem a formação de um caráter ou até mesmo de uma opinião própria.

O que era temido por ele, infelizmente, acabou acontecendo. Hoje em dia, a mídia nos coloca a disposição milhares de motivos pra vivermos enganados (ou parcialmente enganados) por ela. Deste modo, a obra de Adorno torna-se super atual, discutida por muitos estudiosos da área.

Em um cinema, por exemplo. Você vai ao cinema apenas para assistir a um filme. Mas ao chegar no local combinado, você se vê obrigado, pelo sistema, a comprar pipoca, refrigerante, docinhos e quem sabe um daqueles óculos 3D pra poder assistir ao filme, também em 3D.

O principal motivo dessa disseminação da Indústria Cultural está relacionado ao crescimento inevitável do capitalismo. Na época em que “Dialética do Esclarecimento” fora escrita, o capitalismo passava por um período de fortalecimento, onde a humanidade vivia doente, baseada na lei do comércio, dinheiro acima de tudo e de todos. O nascimento dessa mazela vem dos tempos da Primeira Revolução Industrial, consolidando-se com seu segundo período. É nessa época, por exemplo, que se vê crescer o individualismo, que, segundo Adorno, seria o fruto dessa Indústria Cultural.

É importante ressaltar que, nessa Indústria, o homem não passa de mero instrumento, ou seja, objeto. É ele o alvo de tudo. Das promoções-relâmpagos aos descontos de 5% dados em uma loja. Até o seu próprio lazer torna-se um complemento ao trabalho, por isso tantas opções de bares, casas de festa, etc. Ainda no comércio, a dúvida impera: que produto escolher? O mais barato, o mais caro, o melhor? Que nada! Todos estão ali, basta pegar o mais bem embalado e mais colorido e levar. Pegue leve.

E o problema do consumismo? A Indústria Cultural cria o produto, torna-o supérfluo e acaba fazendo o objeto (homem) consumi-lo, de forma a não critica-lo, muito menos escolhê-lo. É a alienação tomando conta de uma sociedade gravemente doente e sem previsão de cura.

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4 comentários:

  1. A mão do capitalismo está sempre querendo nos fazer comprar mais e mais, produtos que iremos enjoar e assim compraremos novos produtos.

    Bela Postagem.

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    e Descubra como montar uma Banda em 5 passos.

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  2. Simples: TODOS nós, interdependentemente, somos manipulados pelos veículos que nos condiciona ao gigante polvo do consumismo.

    Hoje tudo se resume à isso, aproveitando o antigo desejo da humanidade de sempre querer mais, da gula desmedida dos seres humanos, da insatisfação presente na nossa existência.

    Boa explanação sobre a "indústria cultural". Congratulações!

    Abração!
    Leandro Merlllin

    *

    Qual assunto que mais lhe interessa?

    http://www.baladadocachorrolouco.blogspot.com/ [comentários ácidos]

    ou

    http://www.kubomagiko.blogspot.com/[comentários ponderados]

    ??

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  3. ajudou poorra nenhuma]
    bando de desocupado..
    taao de toca??:??

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