quinta-feira, 5 de março de 2009

Por que Jackson Lago foi cassado?

Para os que ainda não sabem, nosso virtuoso e alegre governador do Maranhão, sir. Jackson Kepler Lago, perdeu o mandato na última terça-feira, depois de uma série de complicações jurídicas e morais perante a população maranhense. Só pra você ter uma ideia, nosso grande amigo conseguiu a façanha de assinar um convênio com o então governador, José Reinaldo Tavares, de 1 milhão de reais em plena praça pública, tudo pra angariar fundos para sua campanha de “eliminação de 40 anos de atraso”.
 
Explico. O pessoal da turma de Jackson acredita piamente que José Sarney, atual presidente do Senado e senador pelo Amapá, é o grande responsável pelo atraso em nosso pobre estado – ou seria estado pobre? Tudo porque a senadora Roseana Sarney, detentora de fato e direito do cargo de governadora, exerceu o mandato por duas vezes em anos anteriores, o que de uma certa forma deixou a oposição com uma pontinha pequenininha de inveja. Somando a primeira vez que José Sarney apareceu na política maranhense, mais as vezes que afilhados políticos do senador ascenderam ao poder e os quase 8 anos que sua filha governou, lá se foram 40 primaveras de grandes obras, grandes convênios e uma pitada considerável de atraso.
 
Não dá pra ser perfeito em tudo, haja vista que todos os que vieram depois de Sarney, inclusive nosso ex-governador, passaram pela aprovação do senador. Agora, responda você, sensível leitor de qualquer um desses 27 estados: Sarney é um adivinho pra ter total controle sobre os atos futuros de seus aliados? Exemplo clássico foi o que aconteceu com o tal José Reinaldo. O carinha era vice de Roseana e quando ela resolveu se candidatar ao Senado, aproveitou o barco e se elegeu governador. Logo depois, em um chilique típico de quem se fascina com o poder, rompeu com a “família Sarney”, aliando-se à então oposição.
 
Se Sarney tivesse o poder de ver o futuro, com certeza tiraria de cena José Reinaldo, e evitaria mais 4 anos de atraso. E é aí que entra Jackson Lago. Não contente com o fato de ser um simples prefeito (isso tá parecendo conto da carochinha), o “cara de maracujá” resolveu deixar a capital suja e mal-iluminada pra tentar a sorte candidatando-se ao governo do Estado. Perdeu por três vezes até conseguir um convênio milionário com a máquina administrativa. Venceu por uma diferença de 98.031 votos, apelando para uma música insuportável que ecoava por todo o estado e que repetia incessantemente seu número de campanha.
 
Acusado de compra de votos e abuso de poder econômico, Lago foi cassado por 5 votos a 2 na madrugada de terça para quarta, após uma sessão no TSE de 6 horas de duração. A defesa do ex-governador ainda pode apresentar recurso contra a decisão do Tribunal e, enquanto isso, Lago continua no governo. Se a defesa, encabeçada pelo brilhante advogado Francisco Rezek, falhar, a senadora Roseana Sarney, mais brilhante ainda, assumirá o cargo imediatamente após a decisão. Vale aguardar o fechamento dessa verdadeira odisseia e esperar que as obras do PAC Rio Anil, a reforma do Castelão e da Ponte José Sarney sejam concluídas no restinho do governo mais atrapalhado da história do Maranhão. E por falar em governo, essas foram as únicas grandes obras em 3 anos de rompimento com o atraso. Problemas com o relógio…

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Sabe Senhor...
    Devemos pedir o mesmo com todos os "maus" políticos.

    ResponderExcluir
  2. Achei o texto terrivelmente imparcial. :p
    Bem parecido com aquele jornal "que a gente lê".

    Juízo, garoto! Juízo!

    ; **

    ResponderExcluir
  3. Acesse:
    http://idjay-c.blogspot.com

    Novos Post + Seu Novo Comentario = xD

    ResponderExcluir
  4. A ideia era justamente ser imparcial.

    Agora se meu blog for processado ele sai do governo debaixo de pauladas, ah, mas sai!

    ResponderExcluir
  5. foi justa a saida de Jackson lago, agora tomara que esse CÂNCER..que é a família Sarney não volte a governar o Maranhão, nem que seja por apenas um mês...

    ResponderExcluir