sábado, 7 de novembro de 2009

Estação Felicidade

É complicado definir felicidade. Para muitos, ser feliz é quase um estilo de vida, algo extremamente necessário para viver bem. Para outros, felicidade está mais associada ao momento do que a algo duradouro. E há os que dizem nunca ter sido felizes. O fato é que todos que tentam explicar esse sentimento vivem ou já viveram uma situação considerada por eles feliz, seja no âmbito familiar, amoroso ou entre amigos. Não há acordo. É ser feliz e pronto, da maneira que lhe julgar conveniente.

Felicidade extremamente necessária. É aquela única e superdifícil de ser alcançada. Nos ataca geralmente nos momentos de tristeza e desilusão. “Eu nunca vou conseguir ser feliz” é a frase que melhor a representa. É a mais comum e a que mais decepciona. Logo, logo, depois de recuperado, você estará rindo à toa e cantando felicidade por aí. Prova de que deixou mentiras pelo caminho. É a mais comum e a mais ineficiente. Não existe tal sentimento na tristeza, por isso não idealizam-se pretensões naquele momento.

Felicidade efêmera. É vista como a do momento, a que deixa marcas, fotos, lembranças, saudade. É a mais sublime, a mais verdadeira. O “Carpe Diem”, pregado pelo Barroco e Arcadismo, é a principal característica desse tipo de felicidade. Aproveitar o momento, rir à toa, amar à vontade, pular, correr, gritar de madrugada na casa da sua melhor amiga e fazer o que quiser estão entre as principais atividades dessa forma de ser feliz. Ao contrário da utopia presente na felicidade eterna, essa tem como maior qualidade o fato de passar e deixar o gosto de quero mais. Queremos mais.

Negação da felicidade. A humanidade vivendo extasiada, em meio a estresse, problemas cotidianos, cansaço e correria. É mais do que aceitável esquecer dos momentos bons que passamos. Mas não dá pra esquecer de tudo. Dizer que você nunca foi feliz é pura conversa fiada de gente estressada. Dizer que a felicidade não existe é ser imediatista demais. Devemos dosar. Felicidade é para ser vivida, não planejada. É inerente ao ser humano e não necessita de aprendizado. Somente a busca por essa sensação é eterna e começa imediatamente após seu fim. É um ciclo. Um ciclo diferente a cada renovação. Vai ver felicidade é isso mesmo: a eterna beleza de ser um brilhante aprendiz.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Felicidade pra mim é um estágio complexo! Alcançar esse estágio mais ainda... não é só um conjunto de alegrias... é como se vc tivesse muitos problemas, mas ainda assim encontrasse motivos pra sorrir! É não se deixar abater por eventualidades... e manter-se em paz!
    Hei de conseguir!

    ResponderExcluir