quinta-feira, 11 de março de 2010

O que planejar para datas especiais?

Navegando por alguns sites de relacionamento, encontrei uma pergunta que me chamou atenção e que achei interessante discutir na crônica de hoje: “O que planejar para datas especiais?” O que fazer quando você dá o mais belo presente para seu amado e ele lhe retribui com um simples beijo dizendo que adorou? Como tratar sua namorada ao receber um simples cartãozinho de ‘Feliz Dia dos Namorados’? Será que só a intenção é suficiente ou suas expectativas são maiores do que isso?
 
Primeira coisa: certos dias no ano podem ser importantes ou não! Os seres humanos são diferentes entre si e é justamente isso que faz a mágica da atração acontecer. A importância dada a certas datas do ano varia de pessoa para pessoa e isso com certeza não é motivo para brigas, discussões ou rompimentos. O Dia Internacional da Mulher, por exemplo, pode ser importantíssimo para mim - ao passo que demonstra o valor da mulher na sociedade, sua luta diária, seus valores, etc. –, enquanto pode não ter o mesmo significado para o namorado da sua melhor amiga. Infelizmente, tudo é relativo!
 
Segundo aspecto importante: você pode estar disposto a presentear e a outra pessoa não! O que fazer nessas horas? Todos nós já passamos por isso: sentir medo em dar um bom presente para outra pessoa por acreditar que não irá receber um de mesma valia. E é aí que nasce o problema. Você compra uma lembrancinha e o seu presenteado lhe retribui com um presentão. Que decepção! Uma solução pra isso está em pré-determinar os preços dos presentes, o que geralmente tem acontecido em brincadeiras de amigo-invisível por aí.
 
Terceiro: a intenção e o seu ego entram em disputa! Uma lembrança pode marcar muito mais que um presente caro e da moda. Uma flor, que murcha e morre, pode ser lembrada pelo resto da vida, ao contrário de uma carta enorme que é logo jogada em um canto por ser extensa demais. Mas você se sente mal quando dá um presente e não recebe. Você se sente mal quando vê todos os seus amigos recebendo presentes e você não tem nada para admirar. Você sempre se sente mal. Nós nos sentimos…
 
Sentar e chorar? Jamais. Aprendi com minha namorada, por meio de demonstrações empíricas e filosóficas, que não se deve planejar nada. O máximo a que devemos nos permitir é planejar sermos pegos de surpresa, a fim de aproveitar com muito mais intensidade o que a vida nos oferece. Se ele não lhe deu presente hoje, dê um pra ele amanhã! Se você fez aniversário e não ganhou nada do seu melhor amigo, espere até o aniversário dele e prepare algo diferente, que o faça ver que ele errou. Se você quer presentear, vá lá e presenteie.
 
Às vezes é bom ter pensamento de imigrante e preparar-se para o pior, afinal nunca se sabe. A intenção só vale realmente a pena quando é você que se dispõe a presentear. Do contrário, o seu ego lhe domina por inteiro e todos os anos de amizade, namoro, trabalho ou até mesmo de relação familiar vão embora rapidinho. Experiência, galerinha… experiência!
 
Só não aceitem canequinhas de 3 reais no dia do seu aniversário, beijos!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. É, meu caro. Mais uma vez seu texto foi perfeitamente direcionado não só pra mim, mas à todos os inseguros, com tendências egoístas e ultra-românticos. Ainda preciso aprender a regra do "planejar ser pego de surpresa", e seu texto foi um bom começo pra isso.

    Nem tudo nos nossos planos precisa ser recíproco. Mesmo que eu nunca tenha ganhado uma festa surpresa, não é por isso que eu vá remoer isso na festa surpresa do meu amigo. Ainda temos que aprender a não esperar demais das coisas e das pessoas.

    Parabéns e muito obrigado, mesmo, por mais um texto de qualidade, companheiro!

    Amplexos!

    ResponderExcluir
  2. Ah, as referências às ex-namoradas foi sensacional! xD
    PS: Qual foi o fim daquela canequinha? .-.

    ResponderExcluir
  3. A canequinha está guardada no fundo do armário da cozinha. Nunca usei!! Vou te dar ela no dia do teu aniversário xD

    ResponderExcluir