sábado, 14 de abril de 2012

Crimes - Ferdinand Von Schirach

Um prato cheio para quem gosta de Direito Penal. Assim poderíamos definir o livro “Crimes”, do advogado alemão Ferdinand Von Schirach (Ed. Record, 2011). Trata-se de uma narrativa exploradora da linha tênue entre realidade e ficção no mundo do crime, que vai muito além do acontecimento em si, levando o leitor a repensar seus conceitos de condenação prévia. Uma seleção de contos que beiram o bizarro, mas que, segundo o autor, não passam de verdade nua e crua.

Ao longo de 11 capítulos, cada um com uma história diferente, Von Schirach nos leva a um passeio pelos crimes e julgamentos mais interessantes da Alemanha nos últimos tempos, como o caso do clínico geral aposentado que matou a esposa com um machado de lenhador por não aguentar mais suas queixas e reclamações. Seria mais um crime cruel se o histórico de calmaria e quietude não estivesse sempre presente na vida do indivíduo. Houve um acesso momentâneo de fúria, depois de tanto tempo calado frente às humilhações da mulher. O que fazer? Puni-lo judicialmente é o certo ou a própria punição pela qual o aposentado passava por ter assassinado a esposa (e ainda amá-la) já é suficiente?

Von Schirach, que assumiu a posição de advogado de defesa em todos os casos relatados no livro, explora o lado jurídico-filosófico das causas, fazendo um relato do psicológico de seus clientes e expondo boas justificativas para os delitos. O homem que enterrou os pedaços cortados do cliente morto de sua amiga prostituta o fez por amor. O mais louco de tudo: o cliente havia morrido de causas naturais, sem ter ela nada a ver com a situação. Houve crime? Tentar proteger alguém que se ama é considerado crime?

Com uma intensidade chocante, “Crimes” nos dá um verdadeiro tapa na cara ao elencar situações que parecem sem motivo ou sem solução. Apesar de ser um livro fino (176 páginas), a leitura pausada acaba sendo mais recomendada, tanto por diminuir a angústia no que se refere às histórias quanto pela aceitação e reflexão acerca dos acontecimentos de cada uma. Uma sugestão e tanto para quem gosta de saber o que se passa em uma mente criminosa e para os advogados em busca de bons argumentos na hora de defender um caso.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário